Estratégias omnichannel para crescer o seu negócio
Afinal, o que é Omnichannel na prática? Esta é uma pergunta frequente que assola gestores de diversas áreas, então não poderíamos deixar de falar desta estratégia de mercado.
Omnichannel é uma estratégia de comunicação de uso simultâneo e interligado, que tem por essência integrar diversos canais de comunicação e divulgação de uma marca com o objetivo de oferecer melhores experiências ao consumidor evitando ruídos durante a jornada de compra, seja no mundo físico ou online, através do e-commerce ou aplicativo.
Precisamos primeiramente compreender que o consumidor está mudando e que com o crescimento acelerado dos meios digitais e a alta disponibilidade de informações as pessoas estão cada vez mais exigentes, conectadas e criteriosas em seu processo de compra.
Eliminar as barreiras entre o físico e o virtual será fundamental para atrair os consumidores do futuro. As pesquisas e tendências de mercado têm reforçado que a maioria das marcas precisam se esforçar mais para criar uma experiência única nos seus canais de comunicação através de estratégias mais atraentes, imersivas e que ofereçam mais comodidade, possibilitando que os clientes resolvam seus problemas em todos os canais, seja online ou offline.
Proporcionar uma experiência omnichannel trás vários desafios às marcas, mas a estratégia executada corretamente permite que um canal ajude o outro a oferecer uma experiência de compra cada vez melhor e ainda estreitar as relações online e offline deixando o processo mais fluido e agradável aos usuários.
Um exemplo claro dessa prática é um atendimento que começa via chatbot e que pode ser assumido por um teleatendimento, sem que o cliente necessite repetir as informações passadas. Ou seja, os dados pessoais ou mesmo específicos, como dúvidas e desejos de compra, devem transitar entre os canais.
Como preparar uma estratégia omnichannel para o meu negócio?
O primeiro passo é conhecer o seu público-alvo e suas personas, pois assim você poderá mapear os canais mais importantes para os seus clientes e, por meio da tecnologia, realizar essa integração necessária para que todas as plataformas conversem entre si. Além de depender de tecnologia para essa integração, também é necessário ter um conhecimento profundo sobre o negócio e de um acompanhamento atento de todas as áreas, como o estoque físico conectado ao do seu e-commerce, por exemplo.
É preciso lembrar que mudanças no perfil do consumidor causam diretamente mudanças na forma como o departamento de vendas deve se posicionar. Deste modo, após definir os canais de comunicação que serão utilizados, realize treinamentos periódicos com o seu time de vendas, eles precisam estar capacitados a utilizar novas plataformas e entender como a mudança para uma estratégia multicanal pode alavancar as vendas e ajudar a bater as metas.
Lembre-se: todos os canais devem falar a mesma linguagem, atente-se ao tom de voz da marca.
Após implantar suas estratégias integradas e preparar o time de vendas, comece a realizar os primeiros testes e aproveitar para absorver os feedbacks dos consumidores, pois o foco é proporcionar uma jornada de compra mais fluida, eficiente e ágil e ninguém melhor que o seu cliente para te dar um parâmetro.
Não se esqueça de considerar as avaliações em seus canais de comunicação, principalmente no meio digital em suas estratégias. Elas são importantes decisores no processo de compra de seus clientes.
Se você ainda tem dúvidas e não sabe por onde começar, que tal buscar um parceiro que entende do assunto? Confira o nosso conteúdo: O que avaliar na hora de escolher o parceiro ideal para o seu e-commerce.
Quais benefícios o meu negócio terá com uma comunicação Omnichannel?
Uma estratégia omnichannel bem executada pode elevar o seu negócio a novos patamares, consolidando uma imagem positiva da empresa devido ao alto nível de satisfação dos clientes e construindo uma reputação sólida do seu negócio no segmento de mercado em que atua.
Suas ações podem além de integrar as experiências nos multicanais, trazer efetividade às ações propostas, gerar mais oportunidades de vendas, proporcionar melhor gestão e visibilidade do negócio, aumentar a satisfação de seus clientes e consequentemente o índice de fidelização e proporcionar dados relevantes para relatórios mais completos.
Vale lembrar que possuir diversos canais de comunicação não define uma experiência omnichannel se as plataformas escolhidas não funcionarem juntas e de maneira integrada. É necessário que o discurso seja o mesmo e o nível de atendimento se mantenha igual em todas elas tornando cada atendimento único e personalizado.
Você não vai querer deixar o seu negócio de fora de todas essas possibilidades, não é mesmo? Então inicie já seu planejamento e faça parte dos players que atuam com as estratégias Omnichannel.
Conte com o time de consultores da Benova para atuar junto ao seu negócio e oferecer as melhores soluções para você alavancar as vendas do seu e-commerce.