O que faz o seu e-commerce vender - parte 1
VOCÊ SABE O QUE FAZ O SEU E-COMMERCE VENDER?
Planejar suas ações, executar as estratégias e mensurar os resultados é o caminho para qualquer negócio de sucesso. A verdade é que não existe fórmula mágica para fazer o seu e-commerce vender, mas existe: estratégia, constância e análise de dados.
Para alcançar os resultados que se deseja quando o assunto é vendas on-line, o seu negócio precisa primeiramente de um planejamento estratégico eficiente. Para os e-commerces consideramos 4 principais pontos que devem ser cuidadosamente trabalhados e que são utilizados como pilares de vendas em nossas estratégias: ADS, SEO, CRM e CRO.
Para esta matéria abordaremos sobre as estratégias de ADS e SEO, mas não se preocupe, em breve traremos um conteúdo mais detalhado sobre CRM e CRO para o seu negócio.
1 - Utilização correta das plataformas de ADS.
Anunciar é a forma mais rápida de alcançar novos usuários e fazer o seu e-commerce vender mais, mas não se engane, estruturar estratégias erradas de ADS são muito comuns no mercado e podem custar caro ao seu negócio.
O primeiro passo para criar uma campanha de anúncios com resultados e vendas reais está na clareza do negócio quanto ao seu público-alvo e personas. Saber quem você quer atingir é fundamental para criar segmentações e criativos assertivos.
Após definir sua estratégia de público, defina as plataformas que irá utilizar e a verba para as campanhas. Leve em consideração as particularidades de cada ferramenta de anúncios e cuidado com o famoso “anunciar na internet é barato”.
Atualmente existem diversas plataformas de anúncio, mas as principais são: Facebook ADS, Google ADS, Youtube ADS e Linkedin ADS. Além dessas plataformas, o TikTok ADS tem ganhado força e promete ser um bom canal de investimento para 2023.
Cada uma das plataformas citadas acima trabalham com uma forma de monetização diferente e por isso é crucial entender que os investimentos para cada uma delas também será diferente. O mercado está cada vez mais competitivo e seus concorrentes estão investindo alto em anúncios, então não caia na bobeira de realizar investimentos mínimos e esperar grandes resultados.
Uma dica é: defina um budget para a campanha geral e analise diariamente os resultados e as peças que performam melhor em cada plataforma, isso te trará flexibilidade e agilidade para a otimização da campanha.
2 - SEO e a otimização de busca.
Como estão as estratégias de SEO do seu negócio digital? Pequenos ajustes podem trazer grandes resultados ao seu e-commerce e aumentar o tráfego orgânico do seu site ou landing page.
O SEO é um conjunto de técnicas que devem ser aplicadas constantemente e que não envolvem investimento financeiro (como os anúncios). É considerada uma estratégia fundamental para fazer o seu e-commerce vender mais.
De forma prática, ela é responsável por otimizar o seu site para que ele apareça melhor posicionado nas buscas e pesquisas dos usuários. Já pensou se posicionar no topo das pesquisas do Google sem precisar investir muito? Este é um sonho possível, se o seu negócio tiver estratégias de SEO bem estabelecidas e eficientes.
Comece verificando quesitos básicos de funcionalidade e itens que interferem diretamente na experiência do usuário como: velocidade do site, compatibilidade com os smartphones e versão mobile que proporcione uma experiência satisfatória aos usuários, segurança do site, backlinks e conteúdos de qualidade com palavras-chaves.
As técnicas de SEO devem ser atualizadas constantemente visando sempre melhorar o desempenho nas plataformas de busca (Google, Yahoo, Bing), mas não se engane, o SEO é uma estratégia que oferece resultados a médio e longo prazo, diferentemente dos anúncios.
Na Benova contamos com um time de especialistas em técnicas de SEO e campanhas de anúncios. Estamos preparados para te orientar e mostrar o melhor caminho para o seu e-commerce vender mais, confira nosso conteúdo sobre “o que avaliar na hora de escolher o parceiro ideal para o seu e-commerce” e confira nossa metodologia.
Aqui na Benova, cada campanha é pensada e executada com foco nos melhores resultados de acordo com o nicho e objetivo de cada cliente. Não deixe que a falta de planejamento e estratégia atrapalhe o seu negócio, conte conosco para alavancar as vendas do seu e-commerce.