Sinais de que seu e-commerce precisa evoluir: Um checklist completo para Migração

Sinais de que seu e-commerce  precisa evoluir: Um checklist completo para Migração

No dinâmico mundo digital, a evolução é constante. O que antes servia bem para o seu negócio pode não ser mais funcional hoje. Uma das decisões mais importantes que os proprietários de lojas online enfrentam é a migração para uma nova plataforma de e-commerce. Mas como saber quando é o momento certo para fazer essa mudança?

Neste checklist, vamos explorar as principais tarefas para levar em consideração e que podem te ajudar a entender se a migração é o caminho ideal para  impulsionar o seu negócio. ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌


1. Seu desempenho é lento e com problemas técnicos recorrentes

Problema: Se o tempo de carregamento de sua loja online é lento ou se você está constantemente lidando com problemas técnicos, como falhas no checkout ou páginas de erro, é hora de considerar uma mudança. ‌ ‌ ‌

Solução: Uma plataforma de e-commerce com tecnologia headless pode trazer maior desempenho de desempenho aliada a maior flexibilidade. Por possuir front-end de código aberto, a tecnologia garante mais velocidade no tempo de desenvolvimento e menores riscos de falha, pois opera com arquiteturas modulares ou de microsserviços integrados e auto escaláveis ​​por meio de APIs.

2. Limitações de personalização e escalabilidade

Problema: Se sua plataforma atual não oferece as ferramentas que permitem personalizar sua loja de acordo com suas necessidades específicas é hora de migrar. ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌

Solução: Uma plataforma mais avançada e com aplicativos composable, pode fornecer recursos de personalização e escalabilidade que ajudam a melhorar o trabalho de desenvolvimento do seu tempo de operações com uma biblioteca de componentes de alto desempenho e quick starters específicos para o seu segmento, fazendo com que que sua empresa cresce de forma rápida e personalizada.

3. Integração limitada com ferramentas e serviços externos

Problema: Uma plataforma de e-commerce deve facilitar a integração com uma variedade de ferramentas e serviços externos, como sistemas de CRM, ferramentas de marketing e gateways de pagamento. Se sua plataforma atual possui integrações limitadas ou se você está enfrentando dificuldades para conectar outras soluções essenciais para o seu negócio, é hora de considerar a mudança.

Solução: Opte por uma plataforma que tenha os dados de todos os seus serviços em um só lugar. Desta forma será possível realizar integrações com seus serviços externos diretamente na infraestrutura em nuvem da própria plataforma.

4. Infraestrutura não escalável

Problema: Uma plataforma que não consegue lidar eficientemente com o crescimento do negócio, seja em termos de aumento de tráfego, volume de vendas, diversificação de produtos ou expansão para novos mercados, pode te levar a enfrentar uma série de desafios e limitações que irão impactar diretamente na experiência de compra do seu cliente e na sua eficiência operacional.

Este costuma ser o principal motivo por quais gerentes de e-commerce e proprietários de negócios digitais migram de soluções.

Para garantir que seu negócio não tenha que passar por uma nova migração, acerte na escolha, optando por uma plataforma que consiga suportar os controles de picos de tráfego através de uma infraestrutura SaaS multi-tenant - um modelo de arquitetura de software em que todos os os clientes incorporam a mesma infraestrutura, código e recursos, porém, com seus próprios dados e configurações personalizadas. Desta forma, os clientes acessam um aplicativo por meio de um navegador da web, e não precisam instalar ou manter o software em seus próprios servidores, permitindo que um aplicativo suporte um grande número de clientes e volume de dados sem comprometer seu desempenho.

Como a Benova aborda as migrações de e-commerce?

Na Benova, entendemos que cada migração de e-commerce é única, e por isso oferecemos uma abordagem personalizada para cada cliente. Nossa equipe de especialistas em Comércio Digital está preparada para garantir uma transição sem complicações.

Através de um ecossistema de soluções completas e homologações nas principais plataformas de e-commerce do mercado, acompanhamos as necessidades específicas do seu negócio, oferecendo diferentes opções de prazos para a migração:

  • Para uma solução rápida e eficiente , oferecemos o pacote Start to Go , com um prazo de até 60 dias úteis para a migração ser concluída.
  • Para uma abordagem mais detalhada e personalizada , temos o pacote Benova Commerce , com um prazo estendido de até 90 dias úteis .
  • E para projetos altamente customizados , oferecemos o Benova Tech , com opções customizadas com prazos a partir de 120 dias úteis, dependendo do nível de customização necessário.

Se você está considerando uma migração para uma nova plataforma de e-commerce, nossa equipe de especialistas pode ajudá-lo com uma avaliação de suas necessidades.

Juntos podemos encontrar a solução certa para o seu negócio.